sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Dólar ladeira abaixo, lucros ladeira abaixo...

O dólar está no patamar mais baixo dos últimos anos na sua paridade com o real: R$ 1,804 !

Isto impacta diretamente na rentabilidade do agronegócio de exportação, afetando diretamente a rentabilidade deste negócio. Explico: com a queda do dólar, o exportador recebe menos reais com as vendas para o exterior pois a conversao para o real é feita em bases menores, enquanto que os custos de produção (insumos, defensivos, itens dos tratos culturais, combustíveis para movimentar máquinas e tratores, recursos humanos etc.) estão todos fixados em reais, e subindo de importãncia relativa comparativamente ao faturamento.

O resultado de tudo isto pode ser a saída dos empreendedores do mercado internacional, voltando suas turbinas para o mercado interno que, de certo modo, tem melhorado em função da melhoria do poder de compra do brasileiro nos últimos tempos. Mas, é provável que o mercado interno não seja capaz de absorver toda a produção e, como consequência, haja uma retração na produção e no emprego ofertado por estas empresas do setor.

Para o empreendedor, um conselho: comece a procurar alternativas de escoar seus produtos, ou comece a desenvolver novos mercados (diversificar), pois não há perspectivas de valorização do dólar a médio prazo.

Para os governantes, um conselho: comecem a pensar em desonerar o setor, pois é um importante item da pauta de exportações, que tem sido a grande âncora das melhorias da economia nacional nos últimos tempos.

Para o consumidor, um conselho: exijam! pois os preços na gôndola dos supermercados terão que cair, pelo acirramento da concorrência.

Nenhum comentário: