quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mercado de consultoria empresarial

Anda bastante aquecido o mercado de consultoria empresarial, tanto em termos locais de Mossoró, quanto em termos regionais. 
Os empresários estão acordando aos poucos para a necessidade de absorverem novas tecnologias de gestão, e isto tem sido uma tônica para aqueles empreendedores exitosos de nossos dias. 
Penso que esta realidade consolida-se num ciclo virtuoso do empresariado, demonstrando a sua verdadeira capacidade empreendedora e, principalmente, o seu senso de responsabilidade na condução dos negócios.
Foi-se o tempo em que a regra do "manda quem pode, obedece quem tem juízo" fazia sucesso na gestão empresarial. Por outro lado, também é verdade que muitos estão enfrentando dificuldades tremendas, mesmo contando com apoio técnico de consultores, até mesmo pela pouca experiência num relacionamento profissional deste tipo. Mas, no final, o sucesso acaba sendo alcançado com a perseverança.
É mister reforçar que o aquecimento do mercado permite - como em todo e qualquer ramo de atividade empresarial - o surgimento de oportunistas, pessoas sem o mínimo de ética e sem a capacitação mínima necessária a um bom desempenho como consultor.
Há alguns anos atrás, o mercado de consultoria enfrentou momentos alviçareiros como os atuais. Entretanto, diversos eventos relacionados a oportunismos acabaram por gerar dificuldades para as empresas e profissionais sérios do setor de consultoria. 
Nossa torcida é para que o senso de responsabilidade esteja bastante aguçado no empresário, para que ele possa diferenciar o oportunista do profissional verdadeiramente consultor. Em isto acontecendo, uma série de dissabores serão evitados e o benefício de um apoio externo vai se materializar em retorno para o empreendedor.




Nenhum comentário: